Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Arroio Capivara é grande preocupação no Ipanema

Na reunião do dia 24 com o Dmae, solicitada pelo movimento Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido! e pela Associação Brasileira dos Esportes de Praia (Abep), a questão do Arroio Capivara foi a que teve maior preocupação demonstrada por moradores presentes, apesar do impasse entre Dmae e Fepam ter sido tratado e do interesse dos participantes por detalhes do Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido e do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) e sobre como saber como colaborar para que as casas da vizinhança que ainda não estão ligadas na rede de esgoto cloacal passem a não despejar mais o esgoto no Guaíba. Neste caso, o Dmae indicou que os moradores da região peçam uma verificação pelo 156 se não tiverem certeza que sua residência está conectada à rede de esgoto cloacal que está interligada com a estação de tratamento de esgoto.

Em relação aos problemas do Arroio Capivara, quanto ao desassoreamento, o diretor-geral do Dmae explicou que antes é necessário ter um local para depositar o material que será retirado, pois estará contaminado, o que impede esta ação por enquanto. Mas Presser sinalizou que, em parceria com o DEP e, talvez, por meio de mutirões, é possível fazer limpezas no Capivara. A falta de consciência de pessoas que jogam no curso d’água animais mortos, eletrodomésticos, óleo, etc., também foi relatada (inclusive foram mostradas por um morador fotos de restos de um animal morto retirado do arroio). A situação dos moradores que vivem em situação de risco às suas margens foi outro assunto da noite, mas ainda sem solução, pois a remoção das famílias depende de nova moradia por meio do Minha Casa, Minha Vida. Além disso, os alagamentos causados pelo extravasamento do arroio, como os que causam interrupção no trânsito da Avenida Tramandaí, outro problema crônico, foram assunto da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!