Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Dengue contraída na Zona Sul aumenta alerta contra a doença

Três casos de dengue autóctone (contraída em bairros da Zona Sul), dois no Cristal e um no Ipanema, aumentaram a preocupação com o contágio por meio do mosquito Aedes aegypti na região. Em Porto Alegre, neste ano já são mais de 140 casos de contágio na capital, quase 50% no bairro Partenon. Até o ano passado, os casos da doença se restringiam a pessoas que chegam à capital gaúcha com o vírus, vindas de outras cidades.
Preocupada com o risco de epidemia, a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta epidemiológico e está recomendando aos profissionais de saúde o máximo de atenção para pacientes que apresentarem febre com duração de até sete dias acompanhada de, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações e manchas na pele. Além disso, todos os casos suspeitos devem ser informados pelos serviços de saúde.

Entre as medidas recomendadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor, estão: eliminar depósitos de água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras; manter o lixo fechado; guardar garrafas vazias sempre com o gargalo para baixo; manter as calhas sempre limpas e desobstruídas; proteger os ralos com tela milimétrica; e preencher os vasos de plantas com areia. A base da haste de bromélias, que acumula água deve ter o mesmo cuidado. Já a água de piscinas deve ser coberta por capa protetora e tratada regularmente e as caixas d’água devem ser protegidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!