Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

EDITORIAL – Edição 228 – Setembro 2014

Eleições e políticos de verdade

Assim como acontece a cada dois anos, em outubro teremos eleições. Desta vez, serão escolhidos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente. Com a decepção de grande parte da população com a política, é comum ouvirmos frases como “vou anular meu voto” ou “não sei em quem votar”. De fato, os erros de muitos políticos, ao longo dos anos, causaram um “desencanto” nos eleitores e, por isso, a reconquista do direito de votar (nos anos 1980) foi perdendo gradativamente seu valor aos olhos de muitos.
Mas, este editorial não tem a intenção de tratar de um assunto tão debatido e fonte de desilusão para muitos. O voto, além de ser obrigatório, é um instrumento que pode ser utilizado pelo eleitor para mudar o que não lhe agrada e/ou para apoiar quem está de acordo com o que ele deseja na política. Além disso, também pode servir com forma de protesto ou manifestação.
Muitas vezes, não se sabe em quem votar, pois junto se está depositando a confiança no candidato ou na candidata e dando “uma procuração” para que, se eleito(a), “aja em seu nome”. E é muito comum não se saber em quem votar.
Além de assistir a propaganda eleitoral e ler a nominata dos candidatos de cada partido para cada cargo, é possível pesquisar sobre a trajetória de quem poderá receber seu voto e, a partir de suas ações e conquistas anteriores e de suas propostas, verificar se ele está de acordo com suas aspirações em áreas como saúde, segurança, educação, etc.
Certamente, neste pleito, há algumas opções de pessoas que defendem seus interesses e os de sua comunidade. Basta saber “separar o joio do trigo”. Assim como em qualquer profissão, há os melhores profissionais e, também, os piores, e também aqueles que estão tentando melhorar para atender o que os eleitores desejam.
Para exemplificar, vamos utilizar uma das trajetórias positivas que a Zona Sul de Porto Alegre legou à política: Ervino Besson. Muitos podem perguntar por que, entre tantos políticos já falecidos que aqui viveram e fizeram relevantes trabalhos, a escolha deste em especial. O primeiro deles é o momento (o vereador falecido em 2010 acaba de ser homenageado com o nome de uma biblioteca – leia na Página central). Na cerimônia, que emocionou muitas pessoas, além da comunidade escolar, estavam presentes a família e muitos amigos de Besson, que foram prestigiar um velho amigo que deixou muita saudade. Até o prefeito esteve lá.
O segundo motivo é o exemplo. Vereador durante três mandatos, Ervino, como era mais conhecido por estas bandas, teve uma atuação destacada, que está acessível a todos que acessarem o Google, por exemplo. O Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na Vila Nova, é um grande exemplo de sua presença, mesmo após sua morte. O Centro de Eventos da Vila Nova, uma de suas grandes conquistas e local que anualmente recebe a Festa do Pêssego, teve que mudar de nome: a “única opção” era homenageá-lo.
Mas, na vida pública, além de sua percepção por lutar por causas que incluíssem os interesses de muitas pessoas, Ervino também era um homem afável e colaborativo e muitos desses exemplos chegaram a O Jornalecão, espontaneamente, por relatos, antes e depois de sua morte. Um deles, no entanto, a reportagem do jornal pôde conferir de perto. No início dos anos 2000, quando um grupo de empresários estava criando uma associação na Avenida Juca Batista, em um churrasco de confraternização promovido para integrar mais os participantes, a reunião acontecia na mesa e, de tempos em tempos, o vereador Ervino Besson, que estava assando o churrasco, dava uma sugestão ou fazia algum comentário. Além de apoiar os participantes na iniciativa, ele estava lá, cuidando do jantar, em pé, sem nenhum constrangimento por ser ele um vereador de Porto Alegre. Aliás, foi o próprio Ervino que se ofereceu para isso. São muitos os casos que demonstram a humildade e o espírito cooperativo e agregador de Ervino Besson, mas este é particularmente importante: um vereador disposto a servir seus eleitores.
Neste ano, não estaremos elegendo vereadores, mas os cargos em disputa influenciam diretamente nosso dia a dia e o bem-estar de nossos familiares, amigos, vizinhos... E a dica que O Jornalecão pode deixar neste momento é a escolha de candidatos que tenham boas propostas, mas também um trajetória digna e que defendam seus interesses e os de sua comunidade, mas, acima de tudo, estejam dispostos a servir o povo e não se servir dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!