Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Implantes dentários - 2ª parte



Nesta edição, confira a segunda parte da entrevista com a Dra. Vanessa da Cruz Machado (CRO-RS 20856) sobre implantes dentários. Para ler a primeira parte da entrevista, acesse http://ojornalecao.blogspot.com.br/2014/08/implantes-dentarios.html

O Jornalecão: O que é um implante dentário?
Dra. Vanessa da Cruz Machado: É um componente cirúrgico com o formato de parafuso confeccionado de titânio passível de ósseo-integração que vai posicionado na intimidade do tecido ósseo, substituindo a raiz de um dente ausente ou extraído. Dessa forma, serve de suporte para uma coroa protética e devolve ao paciente uma estética e condições funcionais mastigatórias próximas aos dentes naturais.

O Jornalecão: Existe rejeição do implante?
Dra. Vanessa: Os implantes dentários são confeccionados em titânio, que é um metal biocompatível, ou seja, um material que o organismo não rejeita. O número de casos de sucesso é de 98%, sendo que pacientes tabagistas e ou etilistas têm essas médias diminuídas para aproximadamente 85% de sucesso, já que esses fatores interferem negativamente no processo de cicatrização.

O Jornalecão: Quem tem diabete pode receber implante?
Dra. Vanessa: O diabetes não é uma contraindicação absoluta para a colocação de implante. O importante é o paciente a ser implantado nestas condições manter a glicemia do sangue controlada, especialmente durante o período de ósseo-integração.

O Jornalecão: As doenças da gengiva impedem a colocação do implante?
Dra. Vanessa: Este fator não é uma contraindicação ao paciente a receber implante, desde que seja orientado a manter uma boa higiene bucal e fazendo retornos periódicos determinados pelo seu dentista para manutenção.

O Jornalecão: Quanto tempo dura um implante?
Dra. Vanessa: Teoricamente, a instalação seria para a vida toda, assim como um dente natural. Entretanto, fatores como falta de higiene, fumo, etilismo, traumas, acidentes, problemas sistêmicos, entre outros, podem ocasionar ou colaborar para o insucesso dos implantes.

O Jornalecão: Fazer um implante dentário ainda tem um custo alto?
Dra. Vanessa: Mito. Com a evolução e a propagação dos tratamentos com implantes dentários, o custo hoje é bem acessível aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!