Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Abaixo-assinado pede retorno da locomotiva do trem da Tristeza

Moradores e escritor apresentarão fotos e relatos sobre a Ferrovia do Riacho em evento no Centro Cultural Zona Sul

Divulgação
Moradores do bairro Tristeza e região estão coletando assinaturas para solicitar o retorno da locomotiva de um dos trens da Ferrovia do Riacho, que atendeu a Zona Sul de Porto Alegre de 1900 a 1936. A linha férrea ligava o Centro à Pedra Redonda, passando pela Tristeza, e a locomotiva “Porto Alegre”, de 65 cavalos, importada da Alemanha, é a única remanescente, mas está, atualmente, abandonada e em degradação na cidade de Carlos Barbosa, depois de ter passado por Arroio dos Ratos e pelos parques Farroupilha e Saint Hilaire, na capital gaúcha. O objetivo do abaixo-assinado é recuperar a locomotiva que faz parte da história da região e, posteriormente, criar um espaço para recebê-la na Praça Comendador Souza Gomes.
No dia 29 de março, a partir das 15h, no Centro Cultural Zona Sul (Rua Landel de Moura, 430), o arquiteto André Huyer fará uma apresentação sobre o livro A Ferrovia do Riacho: do sanitarismo à modernização de Porto Alegre, lançado em 2012, durante a tarde de convívio promovida pelo CCD – Centro Comunitário de Desenvovimento da Tristeza, Pedra Redonda e Vilas Conceição e Assunção. Além do bate-papo com o autor e pessoas que presenciaram o funcionamento da única ferrovia municipal do Brasil, os moradores da região também estão convidados para levar fotos antigas e comes e bebes para compartilhar com os vizinhos.
O evento marca o encerramento da coleta de assinaturas, pois a previsão é de que o documento que reforça o desejo da comunidade de “repatriar” a locomotiva seja entregue no dia seguinte ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional). Em 2012, o Fórum da Região de Planejamento 6 e entidades da Zona Sul de Porto Alegre já haviam solicitado o retorno à Promotoria e à Prefeitura de Carlos Barbosa. Desde então, está sendo pleiteado que a Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre) inclua no projeto de reforma da Praça Souza Gomes, junto à Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação), a solicitação de transporte da locomotiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!