Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Dicas Imobiliárias – Edição 234 – por Simone Carvalho

Fica a Dica: O que devo considerar para pedir 
desconto na compra de um imóvel

Geralmente os preços pedidos pelo proprietário são sempre mais altos do que os fechados no momento da venda. Isso significa que você sempre terá alguma margem para chorar um desconto. Basta saber como usar isso a seu favor. Para identificar uma boa oportunidade, o consumidor não pode olhar somente para o preço, mas também a localização, a qualidade da planta, lazer e construção, além da confiabilidade. Produtos que apresentarem uma combinação entre esses itens são um bom negócio. Comprador pode pedir de cara um desconto de, no mínimo, 5% do valor pedido pelo vendedor. “O proprietário já espera receber uma contraproposta”. A forma de pagamento é um argumento poderoso na hora de pedir um desconto ao vendedor. “Quem tem condições de pagar à vista, em dinheiro, terá a melhor ferramenta de negociação com o proprietário” . A  queda nos preços dos imóveis é mais fácil para quem tem dinheiro para pagar à vista do que para quem precisa financiar o bem. Mas, quanto maior a entrada, maior o poder de negociação.
Quando o comprador oferece um outro imóvel como forma de pagamento do bem que pretende comprar, ele perde a oportunidade de conseguir um bom desconto. Pode ser que o imóvel deprecie e ele perca dinheiro com o negócio. O ideal é vendê-lo primeiro e usar o dinheiro para comprar o outro. 
Antes de fechar a compra, peça a orientação de algum especialista do setor de construção para avaliar o imóvel a ser adquirido, a fim de identificar futuros gastos com manutenção, e o comprador pode pedir redução do preço do imóvel, pelos futuros gastos. E para fechar por um preço menor também. Se o imóvel a ser adquirido for usado e necessitar de alguma reforma, pode ser pedido um desconto, por volta de 5%. Se estiver ruim, pode pedir um pouco mais.
 O imóvel que oferece valores acima do mercado, na grande maioria, possui alguma margem para negociação. O que já possui preços de acordo com o mercado não permite negociar. Sugiro que o interessado pesquise os imóveis mais vendidos na região e que sejam similares ao que está buscando. “Se o preço fechado por eles foi menor que o anunciado, esse pode ser um argumento para abater o valor.”
Quanto maior for a urgência do proprietário para vender o imóvel, maior será sua disposição para abrir mão do preço pedido. “Neste momento do mercado, em que muitos investiram e precisam capitalizar os lucros para fazer novos investimentos, está mais fácil negociar.”

LF SUL Corretora de Imóveis
Empresa familiar que atua no ramo imobiliário há mais de 40 anos
Simone Carvalho – simone.carvalho@lfsul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!