Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Praia de Ipanema: novamente lotada e palco de eventos

Com o início do outono e quase toda a população de Porto Alegre de volta à cidade, a praia de Ipanema volta a ser local de muitas atividades diferentes. Na segunda quinzena de março, a orla voltou a receber muitos eventos, principalmente esportivos e ligados à preservação, alguns deles integrando a Semana de Porto Alegre, que festeja o 243º aniversário da cidade. 



Dia Mundial da Água é destaque na orla de Ipanema


                                                                                                                                 Divulgação ABEP
Alan Bari, personagem da Turma do Guaíba, 
chamou a atenção de crianças e adultos
Gustavo Cruz / O Jornalecão
Cortejo das águas emocionou participantes
A importância de preservar a água para garantir nosso futuro foi a grande mensagem do evento que comemorou o Dia Mundial da Água nas areias da praia de Ipanema, realizado nas proximidades da foz do Arroio Capivara, em 22 de março, com ações esportivas e culturais e a participação de centenas de pessoas, entre as quais muitas crianças, que se divertiram com a apresentação de teatro de bonecos da Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e também brincando com o peixinho Alan Bari, personagem da Turma do Guaíba, que esteve no local para divertir as crianças presentes e distribuir gratuitamente exemplares da obra Alan Bari e a Turma do Guaíba, acompanhado de Jean Pierre Corseuil (Pico), autor do gibi, e do editor de O Jornalecão, Gustavo Cruz da Silveira, que também foram ao local divulgar a segunda edição, que seguirá a temática dos cuidados com o lixo e a preservação do Guaíba e será lançada dia 10 de abril na 4ª Feira do Livro Zona Sul, na Tristeza. 

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Teatro de bonecos encantou as crianças 

                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Vice-prefeito valorizou participação dos representantes
 de entidades e da comunidade


A Abep (Associação Brasileira dos Esportes de Praia) e a Sabi (Sociedade Amigos Balneário Ipanema), que estiveram entre os apoiadores do evento, também aproveitaram para divulgar a campanha Sócio Praia Limpa, que destina 3% das mensalidades dos associados da Sabi que aderem a esta modalidade para a compra de uma máquina para limpar areia. 

                                                                                                                     Divulgação ABEP
Participantes puderam deixar mensagens em prol
da preservação dos arroios da Zona Sul

O evento também contou com catação de lixo, Trilha Pedagógica realizada pelo DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) e a apresentação do Cortejo das Águas, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre os representantes da Prefeitura e de entidades da região, estavam o vice-prefeito Sebastião Melo e o diretor do DEP, Tarso Boelter.


Mutirão de limpeza da orla

                                                                                                            Gustavo Cruz/O Jornalecão
Montanha de lixo ficou em 'exposição' para sensibilizar população

Com a participação de dezenas de pessoas, foi realizado, na manhã de 21 de março, um mutirão de limpeza da orla que percorreu 3 quilômetros de praia, entre a esquina da Avenida Guaíba com a Rua Déa Coufal, em Ipanema, até a pista de skate do Parque Guarujá - Zenon Simon. Além de funcionários do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), participaram da ação integrantes de entidades da região (entre elas, Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido e Associação dos Moradores do Bairro Ipanema) e outros voluntários, que receberam sacolas e luvas para fazer a coleta. Participaram também o prefeito José Fortunati, o vice-prefeito Sebastião Melo e o diretor-geral do DMLU, André Carús.

                                                                                                                           Divulgação Abep
Mutirão percorreu 3 quilômetros de praia 

No final do trajeto, todo o material coletado foi exposto à população, formando uma grande montanha de resíduos (para sensibilizar a população quanto ao correto descarte do lixo). O lixo recolhido no trajeto ficou no Parque Guarujá até o final do evento e depois foi recolhido por caminhões do DMLU para ser levado ao seu destino correto. E, para sensibilizar as crianças em prol da preservação ambiental, o ônibus do Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) expôs materiais reciclados e reaproveitados, maquete de aterro sanitário e atividades para crianças, como desenhos e pinturas. Outra ação realizada foi a edição especial da Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos no Parque Guarujá, para recolhimento de computadores, CPUs, monitores, teclados, cabos, estabilizadores e demais acessórios afins e eletrodomésticos obsoletos. A coleta aconteceu em outro local da Zona Sul de Porto Alegre no mesmo dia, na Avenida Diário de Notícias, 1111, no bairro Cristal.


                                                                                                          Guilherme Cruz/O Jornalecão
O jornalista Gustavo Cruz (editor de O Jornalecão) apresentou
 o projeto da Turma do Guaíba ao diretor-geral do DMLU, André Carús,
e ao vereador Reginaldo Pujol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!