Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Mitos e Verdades da Carne Vermelha

Com entrada franca ao público, SINURGS promove encontro científico, aberto à comunidade, para tratar dos Mitos e Verdades da Carne Vermelha, dia 11 de junho, no Absoluto Café (Rua São Manoel, 341). O objetivo do evento é tratar de um tema controverso, pois poucos alimentos são tão polêmicos como a carne vermelha. Tanto que muitas pessoas a baniram do cardápio. Mas será que esta atitude radical é necessária?
O consumo de carne vermelha de alta gordura é fonte de gordura saturada, e o consumo em excesso, aliado a fatores como sedentarismo, por exemplo, pode contribuir para o aumento do colesterol e, consequentemente, maior incidência de problemas cardíacos. Mas isso não significa que sejam totalmente maléficas. A carne vermelha é excelente fonte de proteína de alto valor biológico, que fornece todos os aminoácidos necessários ao metabolismo. Tais moléculas, além de gerar energia para o corpo, são responsáveis pela formação da estrutura muscular. De acordo com a nutricionista Clínica e Social Maria Terezinha Oscar Govinatzki, presidente do SINURGS, o item não é o vilão como muitos pensam. "Controlando a quantidade e escolhendo o tipo mais saudável, além de não prejudicar a saúde, é possível se obter nutrientes essenciais ao organismo", esclarece.
O consumo diário de carne pode variar de acordo com as necessidades de cada um. Em termos de recomendações gerais o consumo diário deve variar entre 100 e 120 gramas.
Mas a recomendação contrasta com o gosto do brasileiro, que em geral consome grandes quantidades de carne diariamente e erroneamente. Além de consumir com moderação, é importante optar por carnes magras e preparações saudáveis, evitando frituras e preferindo carnes assadas, grelhadas ou cozidas. É importante ressaltar ainda que a carne deve ser comprada em local de boa procedência e em condições higiênicas salutáveis.  Também é importante variar a escolha da carne: “A carne vermelha é o alimento com maior teor de ferro, sendo importante na prevenção e combate à anemia. Embora as carnes brancas possuam quantidades semelhantes de proteína, esse nutriente nelas não é tão facilmente aproveitado pelo organismo quanto na carne vermelha. Recomenda-se variar a escolha da carne, entre cortes magros de carne bovina ou suína, aves sem pele e peixes, para que seja possível aproveitar os nutrientes e benefícios de cada um deles”, destaca a presidente do SINURGS.

HAPPYNUTRI, 3ª EDIÇÃO DE 2015:

Mitos e Verdades da Carne Vermelha
Dia 11/06/2015 (quinta-feira)
Das 18h30min às 21h
Absoluto Café - Rua São Manoel, 341 – Rio Branco, Porto Alegre - RS
Evento gratuito
Interessados devem garantir sua presença através do fone (51) 3225.3141, das 13h30 às 18h30, ou pelo e-mail sinurgsrs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!