Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Respeito, uma palavra de ordem

CMPA

Cleiton Freitas
vereador de Porto Alegre e delegado de Polícia


Meu ofício durante mais de 20 anos de trabalho na Polícia Civil, como delegado de Polícia, exigiu envolvimento direto e diário com a violência, a criminalidade, o submundo da contravenção. Muitos foram os boletins de ocorrência, inquéritos, investigações, mandados de segurança, encaminhamentos aos presídios, buscas e apreensões. Em meio a tudo isto, sempre busquei manter o respeito, tendo por princípio que, mesmo tratando com um fora da lei, um devedor, eu deveria fazer diferente. O marginal era ele, eu o delegado de Polícia.
O diálogo, a busca pela retomada da razão, o interrogatório reflexivo, a citação das referências familiares são atitudes que buscam sensibilizar, tocar, mostrar que há o que perder sim. Por mais delinquente que seja, ninguém quer fazer seus afetos sofrerem. Delinquentes têm sentimentos? Sim, em outra escala de valores.
Precisamos discutir que valores nossa sociedade está cultuando.
A superficialidade e o imediatismo estão tornando afetos artigos supérfluos, voláteis, efêmeros. O ter está mais valioso que o ser. A busca pelo dinheiro fácil e rápido tem o mesmo imediatismo que pedir alteração da idade penal. Não resolve. Não educa.
A falta de investimento na educação, na reinserção dos apenados, no cumprimento das leis e das medidas socioeducativas está deixando nossa rotina insegura. As pessoas estão alterando rotinas, tratando traumas psicológicos, deixando de fazer algo por causa da violência no entorno, cada vez mais próximo. Não tem mais hora, local ou dia. Os índices estão aumentando vertiginosamente. A audácia também. A violência, que deveria estar trancafiada nas casas de detenção, está cada vez mais perto de nós.
Precisamos construir espaços de educação. Espaços que respeitem o saber e a experiência de cada um, que possibilitem enxergar que outra vida é possível, que tem espaço nesta sociedade para diferentes formas de ser, desde que respeitados os limites de civilidade, respeito e harmonia entre os seres. Respeitar os direitos, as leis, as medidas, as regras, os espaços, as diferentes formas de organização e funcionamento dos grupos. Enfim, respeito é a palavra de ordem da nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!