Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Unidos pela segurança


Moradores da Zona Sul se mobilizam contra a violência



                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Comunidade se mobiliza em prol da segurança pública
 
Assim como a população de outras regiões da cidade, os moradores da Zona Sul de Porto Alegre estão se unindo para reivindicar melhorias na segurança pública.
No mês de junho, foram realizadas duas reuniões entre autoridades e integrantes das comunidades da região Sul para tratar do assunto. Em ambos os encontros, os relatos de moradores enfatizaram o medo que a população está sentindo e a preocupação com o aumento da criminalidade e a redução do efetivo policial.
Atendendo reivindicação de moradores e entidades dos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá (preocupados com a segurança na região e solicitando auxílio no processo de construção de plano de ação contra a violência na região), o vereador Professor Garcia propôs a realização de uma reunião, no dia 2 de junho, no Clube do Professor Gaúcho (CPG). Além de líderes comunitários e representantes da Prefeitura, entre os quais o vice-prefeito Sebastião Melo, também participaram do encontro integrantes da Brigada Militar (BM), representada pelo coronel Maciel, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), que apresentou a possibilidade de o posto avançado da BM da Rua Déa Coufal ser transferido para a Avenida Guaíba como uma proposta de melhoria.
E, no dia 11, foi a vez de moradores da região da Tristeza e representantes de escolas e entidades se reunirem, no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora das Graças, com representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Ministério Público (MP) e da Prefeitura (representada pelo secretário adjunto de Segurança, João Helbio, que sugeriu que a comunidade participe criando e atuando em um Conselho de Segurança e a realização de ações pontuais, como “apitaços” realizados por vizinhos do Menino Deus para indicar aos demais algum eventual perigo). Já a Brigada Militar destacou que a Guarda Municipal pode auxiliar na melhoria da segurança ampliando as ações do efetivo em parques e praças. O vereador Delegado Cleiton (que também esteve presente na reunião do dia 2 de junho) enfatizou a importância de união da comunidade em ações como a Caminhada pela Segurança, realizada no calçadão de Ipanema em 17 de maio, com organização de seu gabinete e participação de entidades e de mais de cem pessoas reivindicando melhorias na segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!