Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Cartunistas gaúchos lançam Coletânea

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Autores participantes do livro receberam o incentivo
de outros cartunistas, como Santiago (de branco)

O 12º Cartucho, o encontro dos cartunistas gaúchos, realizado em 3 e 4 de outubro em Santa Maria, marcou o lançamento da coletânea “Edição de Risco 3”, com cartuns, charges, quadrinhos, caricaturas e ilustrações de 26 artistas gráficos gaúchos. Produzida pela Grafar, a Associação dos Grafistas Gaúchos, a obra teve eventos de lançamento em várias cidades gaúchas e, na noite de 20 de outubro, o evento foi na capital, no Café Cartum (Avenida José do Patrocínio, 637 - Cidade Baixa). A obra é a última da trilogia que começou em 2005 e, em sua totalidade, publicou 800 páginas com mais de 60 artistas gráficos do sul do país. “Sem dúvida é a maior coletânea de humor gráfico do sul do Brasil nos últimos dez anos”, diz Leandro Dóro, que organizou a trilogia ao lado de Leandro Bierhals, Byrata Lopes e Eugênio Neves.
Segundo Dóro, os cartunistas gaúchos têm uma cultura de coletânea que existe desde anos 70. Em 25 de outubro de 1975 foi lançado o QI 14, que reuniu 14 artistas gráficos do Estado, com nomes de peso, como Luis Fernando Veríssimo, Edgar Vasques, Santiago, Canini, entre outros, com diversas outras coletâneas lançadas posteriormente, financiadas principalmente por editoras. Nos anos 2000, no entanto, esta tendência se extinguiu e o autofinanciamento foi a única alternativa viável.
A Edição de Risco 3 conta com participação de artistas de todas as regiões do Estado, reunindo veteranos e novos talentos, e será comercializada a R$35 pelos próprios cartunistas, entre eles, o criador da Turma do Guaíba, Jean Pico, que está recebendo reservas de livros pelo e-mail picoartesvisuais@gmail.com.
Os autores da “Edição de Risco 3” são: Bier, Byrata, Cado, Carlos Ferreira, Cláudia “Pomba” Borba, Donga, Douglas Dias, Doutor Insekto, Eugênio Neves, Everton Cosme, Fill Chapelleta, Greice Pozzato e Henrique madeira, Hals, Henrique Hübner, Ivonei Peraça e Wagner Passos, Jean Pico, Joacir Xavier, Leandro Dóro, Mário Trevisan, Máucio, Max Ziemer, Ricardo Fonseca, Ronaldo, Silvio Silveira e Yuji Schmidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!