Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Dica da Dona Bilica – Edição 241 – Outubro 2015

LIMPEZA DE FIM DE INVERNO

1) Terminado o inverno, fazem-se necessárias a limpeza e a reorganização da casa para prepará-la para os dias mais quentes e coloridos da primavera. Devido ao frio do inverno e às constantes chuvas que estão nos castigando neste final de inverno e início de primavera, nossas casas precisam ficar mais fechadas e o mofo se instala pelas paredes e pelo teto. Quando o Sol aparece, precisamos correr e abrir janelas, portas dos roupeiros, gavetas, etc. (para ventilar um pouco), mas, se o mofo já se instalou, é hora de limpar as paredes pintadas.
Na maioria das vezes, um pano ou esponja molhada resolvem para tirar a poeira, mas, para as sujeiras mais resistentes, um pouco de detergente de louça já ajuda. Em lugares onde a sujeira fica mais incrustada, como a cozinha e o banheiro, por exemplo, misturando um pouco de água sanitária e uma escovada nos rejuntes se resolve o problema. Não se esqueça de enxaguar bem com água pura depois.
2) Também é importante limpar e guardar as roupas mais pesadas que usamos para enfrentar o frio do inverno (como casacos grossos, capas, roupas de lã) e organizar os armários onde estas roupas ficarão. Os edredons e cobertores muito grandes (tamanho casal ou king) não cabem bem na máquina de lavar doméstica e a sua limpeza não ficará adequada, por isto, o ideal é levá-los a uma boa lavanderia, que tenha máquinas adequadas. Na contracapa desta edição, sugerimos uma lavanderia na Zona Sul que busca e traz de volta as roupas limpinhas e cheirosas para nossa casa (veja na página 16).
As de tamanho menor podem ser lavadas em casa mesmo. Escolha um dia bem ensolarado para fazer isso, a fim de que tudo fique seco no mesmo dia, pois, se demoram a secar, ficam mal cheirosos. Não se esqueça de colocar um amaciante perfumado no último enxágue para que, no próximo inverno, ao ser usado novamente, seu edredon ou cobertor esteja cheiroso. Depois de bem secos, devem ser guardados dentro de um saco ou capa de tecido e, depois, colocados no armário ou roupeiro para estarem em ordem no próximo inverno. Caso estes itens não estejam sujos ou com manchas, é possível apenas aspirá-los dos dois lados para retirar o pó que se acumulou nas fibras e, depois, enrolá-los e guardá-los num saco, colocando junto um sachê perfumado.

Não se esqueça: os colchões devem ser virados e aspirados de ambos os lados para eliminar pó e ácaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!