Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Filme sobre caso do Jornal JÁ ganha prêmio

Entre os premiados do 37º Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, que neste ano teve como tema “Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje”, está um documentário que teve como ponto de partida o livro “Uma Reportagem, Duas Sentenças – O Caso do Jornal JÁ”, escrito pelo jornalista Elmar Bones, que, para salvar o jornal de bairro Já (um dos mais tradicionais de Porto Alegre, com mais de 25 anos de circulação), teve que enfrentar um processo judicial que acabou numa corte internacional de direitos humanos. 

                                                                                                                                           Divulgação
Elmar Bones e equipe

Com 15 minutos de duração, o curta-metragem “O caso do Jornal JÁ – Instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações” foi produzido por Joyce Heurich, estudante de Jornalismo da Unisinos. “O caso é um exemplo emblemático de como a censura se dá no âmbito judicial e foi reconhecido pela Artigo 19, organização que luta pelo direito à liberdade de expressão. Ele foi denunciado à Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde está em análise. Depois de conhecer essa história, abracei a pauta e, juntas, eu e a professora Luciana Kraemer construímos o projeto. Espero honrar a saga de Elmar Bones, fazer as pessoas refletirem sobre a liberdade de expressão no Brasil e tornar a história do Jornal JÁ mais conhecida”, explica Joyce, que, além da contribuição de sua orientadora (também na direção), contou com a participação de Joana Bernardes e Boca Migotto.

Livro estará à venda na Feira
  

 “Uma Reportagem, Duas Sentenças – O Caso do Jornal Já”, de Elmar Bones, estará à venda na banca da ARI – Associação Riograndense de Imprensa, na Feira do Livro de Porto Alegre, que neste ano será realizada de 30 de outubro a 15 de novembro.
Mas, quem preferir, pode comprar a obra em livrarias e também na Já Editores,

pelo fone 3330-7272 ou pelo e-mail jornaljaeditora@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!