Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Obra na Wenceslau Escobar será executada em um ano

                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Projeto da obra da duplicação da Wenceslau Escobar
foi apresentada para moradores da Zona Sul de Porto Alegre 

Os moradores das regiões Sul e Centro-Sul já conhecem detalhes da duplicação do trecho inicial da Avenida Wenceslau Escobar, entre a Avenida Diário de Notícias e a Rua Castro de Menezes, entre eles, a previsão de um ano para execução da obra que deve iniciar em até 60 dias. O projeto foi apresentado nesta segunda, dia 16 de setembro, em reunião do Fórum Regional de Planejamento, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Tristeza. Além de moradores, participaram representantes de entidades de diversos bairros da Zona Sul de Porto Alegre, da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), da construtora Goldsztein e da empresa Procon Construções, escolhida para executar a duplicação. A obra será realizada como contrapartida pela construção de torres residenciais da Goldsztein na Avenida Diário de Notícias há 13 anos. A Prefeitura, por sua vez, ficará responsável pela construção de uma adutora e de uma ciclovia, totalizando R$ 1,6 milhão em recursos municipais, que se somarão a R$ 2 milhões em recursos da construtora. 
Durante o encontro, foi manifestada preocupação com a continuidade dos problemas de trânsito neste trecho da Wenceslau, mesmo após a duplicação de 350 metros, pois o trecho entre a Rua Castro de Menezes e a Avenida Copacabana seguirá sem duplicação. O secretário de Obras, Mauro Zacher, informou que estão buscando parcerias e que está otimista em anunciar nos próximos meses a duplicação deste outro trecho importante da Wenceslau Escobar, o que garantiria três quilômetros da via com duas pistas e canteiro central.
Os representantes da Smov explicaram que não haverá interrupção no trânsito e que a obra iniciará no sentido Centro-bairro, da Diário de Notícias em direção à Castro de Menezes. Somente após o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) executar a construção de uma adutora, que atualmente está em processo licitatório (a previsão é de quatro a cinco meses de obra), será realizado o asfaltamento das duas pistas do sentido bairro-Centro, por isso a previsão de 12 meses para a conclusão. Ainda é necessária a homologação de desapropriações no trecho a ser duplicado, mas a Smov informou que não deverá atrapalhar a execução, pois no sentido Centro-bairro, o primeiro a ser executado, as desapropriações já foram realizadas. Os representantes da secretaria também informaram que ainda necessitam da Licença Ambiental para liberar a execução da obra.
Um morador de um dos condomínios localizados no trecho em obras falou da importância de ter opção para saída dos moradores durante a obra. O secretário-adjunto João Pancinha procurou tranquilizar os participantes informando que, além desta apresentação feita agora, será feito um folder explicativo sobre a obra, com dados como previsão de término, que deverá ser distribuído, aproximadamente, um mês antes do início dos trabalhos. Anadir Alba, conselheira do Fórum Regional de Planejamento, sugeriu que uma comissão de moradores faça o acompanhamento da obra e que um representante do condomínio participe dela. O engenheiro Francisco José Ferreira Pinto, da Smov, destacou que qualquer ajuda é bem-vinda: “Que os olhos de vocês nos ajudem porque não estamos 24 horas na obra”. O assunto deverá ser tratado com a EPTC, pois esta ordenará os acessos à avenida, e foi aprovada a solicitação de reunião sobre a questão do trânsito no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!