Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Apresentados detalhes do projeto de novo píer em Ipanema

Por Gustavo Cruz

                                                                                                                Marcelo Allet / Smurb / PMPA
Novo píer prevê áreas de lazer e de embarque e desembarque

                                                                                                                Marcelo Allet / Smurb / PMPA
Arquiteto e urbanista Marcelo Allet apresentou 
projeto de “um calçadão sobre a água”

                                                                                              Gustavo Cruz / O Jornalecão
Marcelo Allet

A proposta de um novo píer na praia de Ipanema (que pode também ser construído na divisa com Espírito Santo ou em outro local) foi apresentada com mais detalhes na noite de 25 de agosto, no Ipanema Sports, em reunião do Grupo de Trabalho da Orla (GT Orla), do Fórum da Região de Planejamento 6 (RP6), que inclui os bairros das regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP). Marcelo Allet, arquiteto e urbanista da Smurb – Secretaria Municipal de Urbanismo, destacou que a concepção se baseia em “um calçadão sobre a água”, por isso, o estudo preliminar prevê estações multifuncionais, que sirvam para transporte hidroviário, turismo náutico, esportes aquáticos, lazer e recreação. Allet explicou outros detalhes de seu projeto preliminar, como os quatro possíveis locais para a instalação do equipamento (ver detalhes na matéria abaixo) e o valor previsto para a obra (cerca de R$ 2,7 milhões).
Allet destacou que seu projeto não será necessariamente utilizado, sugerindo a realização de um concurso público para escolha de um projeto como opção (caso a construção do píer seja executada), mas explicou que, por ser funcionário público do Município, se seu projeto for executado, não trará custo adicional aos cofres da cidade. Segundo ele, está sendo apresentada uma proposta inicial, já que o estudo para a construção de um píer em Ipanema é uma demanda da comunidade, feita por meio da Câmara Municipal e da RP6, que pediu estudos para Orla Sul do Guaíba. Como a criação de um píer na região também é uma das demandas do Plano Diretor Hidroviário (que poderá contemplar estações de embarque e desembarque em outros bairros da Zona Sul de Porto Alegre, como Cristal, Tristeza, Belém Novo e Lami), o arquiteto e urbanista concebeu o projeto unindo lazer, esportes e transporte, mas destacou ainda que a apresentação não representa uma decisão prévia da Prefeitura em construir o píer, “mas apenas uma formatação técnica da demanda solicitada”.


Quatro locais estão em estudo

                                                                                                                Marcelo Allet / Smurb / PMPA
Pontos da orla estão em estudo para
escolha da localização do píer

Marcelo Allet disse ainda que, além de escolher o local mais apropriado para receber o píer, teria ainda de ser realizada a obra e, principalmente, definir de onde virá o dinheiro (forma de financiamento) e contar com o apoio da comunidade. Quatro locais foram selecionados na Avenida Guaíba para que, futuramente, um deles possa receber o píer: nas proximidades da Rua da Gávea (onde já existe um píer para pequenas embarcações), na área próxima à Avenida Osvaldo Gonçalves Cruz, no Trapiche do Fausto (também conhecido popularmente como Promontório do Astélio) e nas proximidades da Capatazia do DMLU, no bairro Espírito Santo. Allet explicou que os locais estão aptos a receber as embarcações do tipo catamarã, mas há ainda a necessidade de estudos em relação à acessibilidade das pessoas, proximidade de linhas de ônibus, conexão com avenidas e outras questões que deverão ser analisadas para definir qual o local mais adequado para receber uma possível estação de embarque e desembarque de passageiros. 


Proposta integra Projeto Orla Sul

A criação de um novo píer faz parte do projeto Orla Sul, um trabalho de planejamento para a região costeira do Guaíba que engloba nove bairros na Zona Sul de Porto Alegre (Belém Novo, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Lami, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza e Vila Assunção). Pela proposta, as iniciativas demandadas pelos moradores da região serão incorporadas ao projeto Orla Sul, como forma de concentrar esforços. Informações: allet@smurb.prefpoa.com.br


Comunidade apoia projeto, mas demonstra preocupações

O projeto do novo píer para a região de Ipanema foi bem recebido, mas alguns dos participantes demonstraram receio em relação ao grande número de veículos que poderão ficar estacionados no bairro durante o dia, congestionando o bairro, já que há poucas vagas para estacionamento junto ao calçadão. Como sugestão, foi sugerido o Parque Guarujá, que conta com mais espaço para estacionamento. Outra preocupação se deve à orla de Ipanema ser atingida por fortes ventos, o que poderia prejudicar o embarque e o desembarque de passageiros e causar danos ao equipamento. Segundo alguns presentes, o local mais adequado para receber uma estrutura deste tipo é nas proximidades do bairro Serraria, onde há proteção natural contra os efeitos do vento. Também foi sugerida a “divisão” em dois píers em locais distintos (o que aumentaria os custos para execução): um para lazer, contando ainda com atracadouro para embarcações particulares, e outro para receber a estação do catamarã, que realizaria o transporte de passageiros. 

Clique nas imagens para ampliá-las

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!