Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Zona Sul poderá ter novo píer para transporte de passageiros

                                                                                                                Marcelo Allet / Smurb / PMPA
Projeto preliminar do arquiteto e urbanista Marcelo Allet
dá uma ideia de como poderá ser o novo píer

A proposta de construção de um novo píer com um terminal para embarque e desembarque de passageiros na orla foi tema de reunião na noite de 7 de agosto, na sede do Ipanema Sports, em encontro do Grupo de Trabalho da Orla (GT Orla), que faz parte da Região de Planejamento 6 (RP6), que inclui os bairros das regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP). A apresentação realizada por Marcelo Allet, arquiteto e urbanista da Smurb e também coordenador do GT Orla, que explicou que, primeiramente, Ipanema foi escolhido por contar com associações comunitárias fortes e iniciativas da comunidade local. O bairro tem um trapiche, porém, para barcos de calado limitado. O local já passou por quatro reformas, por ser alvo das ações de vândalos seguidamente.  
Neste primeiro debate entre a Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) e moradores da região, Allet explicou que o passo seguinte para dar andamento ao projeto do novo píer é a identificação de pontos que tenham condições de receber a estrutura na orla, no trecho entre os bairros Tristeza e Serraria. A proposta é de estações multifuncionais, que sirvam para transporte hidroviário, turismo náutico, esportes aquáticos, lazer e recreação. A forma de financiamento ainda não está definida: parcerias público-privadas (PPPs) e linhas de financiamento (do BNDES, por exemplo) estão entre as possibilidades.


Proposta do píer integra projeto Orla Sul


A criação de um novo píer faz parte do projeto Orla Sul, um trabalho de planejamento para a região costeira do Guaíba que engloba nove bairros na Zona Sul (Belém Novo, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Lami, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza e Vila Assunção). Pela proposta, as iniciativas demandadas pelos moradores da região serão incorporadas ao projeto Orla Sul, como forma de concentrar esforços. Mais informações: allet@smurb.prefpoa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!