Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Implantes dentários


Dra. Vanessa da Cruz Machado (CRO-RS 20856), que atende na Avenida Juca Batista, 1150, responde algumas dúvidas frequentes dos pacientes sobre implantes dentários. Na próxima edição, confira a segunda parte da entrevista exclusiva a O Jornalecão.


O Jornalecão: O que é um implante dentário?
Dra. Vanessa da Cruz Machado: É um componente cirúrgico com o formato de parafuso confeccionado de titânio passível de osseointegração que vai posicionado na intimidade do tecido ósseo, substituindo a raiz de um dente ausente ou extraído. Dessa forma, serve de suporte para uma coroa protética e devolve ao paciente uma estética e condições funcionais mastigatórias próximas aos dentes naturais.

O Jornalecão: Quem já usa dentadura pode se submeter ao implante dentário?
Dra. Vanessa: Claro! E essa é uma das principais indicações. Para cada tipo de reabilitação existem vários tipos de próteses (unitárias, múltiplas, overdenture, protocolo) que devolvem, de uma maneira muito mais eficaz, a qualidade de mastigação e a segurança do paciente que antes usava uma dentadura apenas apoiada em gengiva. 

O Jornalecão: Qual o tempo da cirurgia e do tratamento?
Dra. Vanessa: É um procedimento cirúrgico rápido, normalmente leva em torno de uma hora. Porém, trata-se de uma abordagem que normalmente ocorre em dois tempos: um cirúrgico, de instalação do implante (parafuso), e um protético, sendo este após o tempo de cicatrização óssea, que dura de três a seis meses, aproximadamente.

O Jornalecão: A colocação de um implante é dolorosa?
Dra. Vanessa: Não. A dor não existe nem para colocação do implante, por causa da anestesia local, e nem no pós-operatório, pois o paciente estará medicado.

O Jornalecão: Existe uma idade limite para colocar implante?
Dra. Vanessa: Não. Desde que as condições gerais do candidato ao implante não contra-indiquem uma cirurgia de pequeno a médio porte, não existe nenhuma limitação quanto à idade para recebimento de implante dentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!