Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Smam projeta revitalização do Parque Guarujá

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Líderes comunitários da região (à esquerda) receberam informações sobre 
as obras que darão nova cara ao Parque Guarujá Zeno Simon

Inaugurado em 2001 como uma grande conquista da comunidade da região, o Parque Guarujá Zeno Simon necessita de melhorias para atrair mais frequentadores. Ao longo dos anos, muitos equipamentos foram depredados ou roubados e outros estão subutilizados, como é o caso da cancha de bocha, que deverá ser retirada por falta de uso. A informação, divulgada em primeira mão por O Jornalecão, foi recebida por representantes da comunidade que participaram de reunião na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), no dia 14 de agosto. Na ocasião, foram antecipadas outras propostas de projeto apresentado por técnicos da Smam para a revitalização do parque. O valor estimado para as obras é de, aproximadamente, R$ 1 milhão e a execução não tem prazo estimado, pois é uma contrapartida da Maiojama pela construção de um condomínio na Avenida Coronel Marcos, no bairro Ipanema, e será realizada em uma das etapas de execução do empreendimento. 
O projeto de revitalização do parque prevê, entre outras novidades, duas estações de academia de ginástica ao ar livre e a colocação de mais de 200 fradinhos para impedir o acesso de veículos. Alguns equipamentos serão substituídos ou sofrerão alterações: a pista de saibro utilizada para caminhada será pavimentada; os quiosques e as churrasqueiras, reconstruídos e aumentarão em número; o recanto infantil, revitalizado e as crianças contarão com um segundo espaço em outra área do parque.

Comunidade quer contribuir com propostas

Na ocasião, a arquiteta Silvana Severo, a gerente Aldenise Lopes e o assessor Ricardo Litwinski, além de apresentar o projeto, esclareceram as dúvidas dos representantes da comunidade da Zona Sul presentes ao encontro, as presidentes da Associação dos Moradores do Bairro Espírito Santo (Ambes), Margarete Sperotto, e da Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido, Waneza Vieira, e o vice-presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre (Acomazs), Ivam Kley. Os dirigentes das três entidades manifestaram interesse em conhecer melhor o projeto e colaborar no que for possível para melhorar, por conhecer bem o local e suas peculiaridades. Foi ressaltado, por exemplo, o fato de o parque contar com alguns bancos muito próximos do calçadão, o que favorece a utilização como um obstáculo, por parte de skatistas, danificando o equipamento mais rapidamente. Além disso, a erosão causada pelo Guaíba está “diminuindo” o tamanho do parque e tal fato deve ser levado em conta na localização dos novos equipamentos.  Também foram solicitadas podas mais frequentes na orla para “abrir a paisagem” e ajudar a reduzir a criminalidade ao proporcionar mais segurança no local, assim como a limpeza mais frequente das “prainhas”. Os representantes da Smam informaram sobre a proposta de realizar as podas anualmente e se comprometeram a incluir no cronograma, em outubro ou novembro, o Parque Guarujá.

Entidades também pedem melhorias em outros locais

Apesar de a revitalização do Parque Guarujá ser o principal tema do encontro, as entidades trouxeram para a mesa outras reivindicações dos moradores dos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá. A recuperação de uma praça sem denominação e a colocação de mais brinquedos na Praça Apiacá, ambas no Espírito Santo, e a ampliação do Calçadão de Ipanema até a Rua Manoel Leão (como possível contrapartida pelo empreendimento da Maiojama) também foram citadas como demandas da comunidade. Os técnicos da Smam ficaram de analisar estas questões e voltar a contatar as associações posteriormente para prestar mais esclarecimentos.

Um comentário:

  1. Que consigamos tudo isso ! Inclusive a ampliação do calçadão 1

    ResponderExcluir

-Sua opinião e participação é importante para nós!