Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Grafite invade a Câmara Municipal

Mostra apresenta obras produzidas na orla de Ipanema

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Exposição de obras em grafite foi inaugurada dia 5 de agosto

A exposição Arte Grafite: Da Orla à Câmara, que reúne obras produzidas em Ipanema, na orla do Guaíba (em 18 de maio), por grafiteiros de diversas cidades, pode ser visitada até 15 de agosto por milhares de pessoas que passam pela Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255). Com entrada franca, de segunda a quinta-feira (das 8h às 18h) e também na sexta (das 8h30min às 16h30min), a Galeria Clébio Sória apresenta produções em placas de MDF dos artistas Allan Vieira, André Bart Machado, Daniel Brum,  Evandro Pedroso, Flipmen Caixa Tape, Gabriel Oliveira, Jasom Souza, Leopoldo  Costanzo, Lucas Anão Vernieri e Rafel Jung (Minhoca), que são integrantes de cinco grupos da Região Metropolitana: Caixa Tape (Alvorada), Ceaga Artes (Sapucaia do Sul), New Color Artes (Campo Bom), Núcleo Urbanoide (Porto Alegre) e 5ª Galáxia  (Novo Hamburgo). Participam também os estudantes oficineiros Isabella Morales, Juan Martins Deczuta e Nathi Salis.
A iniciativa de levar as obras em grafite para a exposição na Câmara, o que era inédito até então, foi do vereador Delegado Cleiton Freitas, que é um dos milhares de moradores da Zona Sul de Porto Alegre que acompanharam a produção das obras ao ar livre enquanto caminhavam pelo calçadão no dia 18 de maio e percebeu a oportunidade de levar os trabalhos dos grafiteiros para que as pessoas que passam pelo saguão da Câmara possam “ver a arte popular das periferias”. O vereador Cleiton informou ainda que irá grafitar seu gabinete e pediu auxílio aos artistas presentes. O Legislativo Municipal também foi representado no evento pelo vereador Reginaldo Pujol.E a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) foi representada por Leonardo Maricato, coordenador da Descentralização da Cultura. Foi destacado ainda o apoio das Tintas Coral, que doou as tintas utilizadas nas obras.
A curadora da exposição, Márcia Morales Salis, que idealizou o evento Arte Grafitte na Orla (realizado em maio), lembrou que “o grafite contribui para dar novo significado aos ambientes públicos e é uma forma de manifestação artística nesses espaços”. O trabalho da gestora cultural moradora do bairro Ipanema foi destacado nas manifestações por sua contribuição na criação e execução do projeto de levar o grafite ao público, pois o Arte Grafitte na Orla, que deu origem a esta nova exposição, teve, entre seus objetivos, valorizar o grafite como forma de arte, diferenciando-o da pichação, que é considerado ato criminoso. Assim, no trapiche do bairro Ipanema, junto ao Calçadão e próximo à esquina da Avenida Guaíba com a Rua Otelo Rosa, artistas, com seus jatos de spray, utilizaram as belezas da orla do Guaíba como fonte de inspiração para a produção das obras em peças de MDP que agora serão expostas na Câmara. Os frequentadores de Ipanema puderam conferir o trabalho dos grafiteiros ao vivo. E algumas das obras ficaram na orla, em pedras dos arredores do trapiche, atraindo, principalmente, a atenção das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!