Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Adiada assinatura do termo de permissão de uso de APP na Ponta Grossa

                                                                                                                Jovanir Medeiros / Jova Fotos
Reunião realizada no dia 27 garantiu acordo entre entidades do Extremo-Sul 
sobre a APP, mas assinatura do termo de permissão de uso foi adiada

Apesar do anúncio de que seria assinado no dia 27 de abril o termo de permissão de uso que garantirá a preservação ambiental da área de 291 mil metros quadrados, a oficialização, com a assinatura do prefeito José Fortunati, foi novamente adiada e será realizada posteriormente. A reunião, realizada no Gabinete do Vice-prefeito Sebastião Melo, contou com a participação de 15 pessoas, entre as quais, representantes de associações da Ponta Grossa e de outros bairros da região Extremo Sul. O objetivo principal do encontro foi buscar o consenso e dirimir dúvidas e desconfianças sobre o projeto que prevê a utilização comunitária e a preservação de área de 291 m² na Estrada Retiro da Ponta Grossa. O terreno é considerado Área de Preservação Permanente (APP por contar com vegetação nativa (remanescente da Mata Atlântica). Pelo projeto da Associação de Moradores da Estrada Retiro da Ponta Grossa (Amoerp), haverá investimento de cerca de R$ 1 milhão, incluindo a restauração do prédio histórico que sediou a Rádio Farroupilha. No local, também serão desenvolvidas ações sociais e oficinas ecológicas. A previsão é de que os recursos virão da iniciativa privada.

                                                                                                                Jovanir Medeiros / Jova Fotos

A concessão da permissão de uso à Amoerp chegou a ser anunciada em 13 de novembro, em assembleia da Região Extremo-Sul do Orçamento Participativo (OP) pelo próprio prefeito, mas, em dezembro, em razão do desconhecimento do projeto e alegando falta de comunicação entre as partes, cinco entidades da região solicitaram esclarecimentos e a participação no processo: associações de moradores do Lami, do Chapéu do Sol, do Túnel Verde e da Vila Santa Mônica.
Ao final do encontro, após acordo entre as partes, Melo designou Andrea Teichmann Vizzotto, da Procuradoria-geral de Domínio Público, da PGM, para redigir cronograma de ações e carta de intenções da proposta ambiental. Além disso, os representantes da Amoerp ficaram responsáveis de divulgar os trabalhos na imprensa, em redes sociais e assembleias do OP. “O consenso enaltece ainda mais a proposta da Amoerp e a decisão da Prefeitura de conceder a área”, concluiu o vice-prefeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!