Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Ipanema Eu Moro Eu Cuido comemora 2º aniversário

Há dois anos, em 21 de abril de 2013, dezenas de moradores de Ipanema bloquearam a Avenida Guaíba para se manifestar, em um ato de grande repercussão que contou com ampla cobertura jornalística de O Jornalecão. Este foi o primeiro capítulo da história de sucesso de uma das associações mais atuantes de Ipanema. Na época, era profundo o descontentamento dos participantes para com o descontrole que tomava conta da região há anos, com problemas que iam desde a poluição sonora até a insegurança na região do calçadão. Nos meses seguintes, o grupo começou a atuar em outras questões relativas ao bairro e à região e, um ano depois da primeira manifestação, o movimento que surgiu espontaneamente foi oficializado com o nome de Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido, que atua em áreas diversas, ampliando sua abrangência para além da questão da segurança, que foi fundamental na criação do movimento e, posteriormente, da entidade. 
Leia abaixo o artigo “2 anos amando e cuidando”, da Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido. E você ainda pode baixar o Manual da Vizinhança Segura (clique aqui), lançado em 2014 pela associação.

2 anos amando e cuidando

A Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido comemorou, no dia 21 de abril, dois anos de existência. Na verdade, não exatamente dois anos como associação, mas do movimento que, no dia 21 de abril de 2013, bloqueou a Avenida Guaíba para expressar o profundo descontentamento dos moradores para com o descontrole que tomava conta da região há anos, data que os associados consideram como o nascimento da ideia que se transformou em associação depois.
Mas bagunça e carros de som são só a ponta do iceberg. Desde que nasceu, o grupo foi agregando mais e mais simpatizantes, que viram as mudanças no bairro e começaram a se perguntar quem estava por trás disso, queriam ajudar, fazer parte, ou pelo menos agradecer. As pessoas acabaram encontrando a associação através do Facebook e alguns viraram associados, outros apenas colaboram como podem, quando podem, enfim, o importante é que todos ali estão unidos em prol do bairro Ipanema e, principalmente, dos seus moradores. Cada novo participante traz suas demandas e ideias, que são debatidas e tratadas pelo grupo, que sempre busca auxiliar a comunidade, seja em questões maiores, como saúde e segurança, seja com questões mais pontuais, como intermediar junto à Prefeitura a troca de uma lâmpada de um poste.
E o movimento, que começou pequeno, hoje tem voz ativa junto aos entes públicos, representa o bairro em espaços importantes da cidade, como o Orçamento Participativo, CMDUA, COMJUS, participa e promove eventos, fóruns de segurança e cultura, luta pelo comércio regularizado através da regularização dos ambulantes que são tradicionais da orla, pela manutenção do acesso público e gratuito à orla, pela divulgação de Ipanema como um local de paz e esportes, enfim, são dezenas de causas que representam as dezenas de tipos de demandas que os moradores trazem para pedir ou oferecer ajuda. A associação convida a comunidade para opinar, propõe ações, enfim, como se diz por aí, “o pessoal se vira”, e ninguém recebe pagamento por seus préstimos. Todo o trabalho é voluntário e toda ajuda é bem-vinda. E foi assim, conquistando credibilidade através de bons resultados, sempre com um diálogo franco e aberto, que esta associação tem conseguido muitas coisas, ou participado de conquistas que muitos sequer imaginam.
Para dar alguns exemplos, recentemente houve o desassoreamento e a limpeza do Arroio Capivara, ação que foi solicitada pela associação, assim como rebaixamento de algumas copas de árvore para obter maior eficiência da iluminação pública, aumentando a segurança dos moradores. As blitzes da BM e da EPTC também foram pedido da associação, bem como a nova iluminação e a revitalização da orla. Aliás, é importante destacar que sempre há colaboração e muita parceria com associações e até de moradores dos bairros vizinhos, como Guarujá, Espírito Santo e Jardim Isabel, pois muitas das lutas de um bairro são as mesmas para todos ou refletem-se nos bairros vizinhos. Uma destas lutas é pela instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento – uma espécie de pronto-socorro) na Zona Sul, um estudo realizado pelo recentemente falecido vice-presidente da associação, Dr. Cláudio Guerra Oliveira, que, mesmo com a agenda carregada pela atividade de médico, pessoalmente andou pelos estabelecimentos da região para colher mais de 8 mil assinaturas que o auxiliassem a levar a proposta da UPA adiante. Espera-se que a UPA um dia seja uma grande conquista não só para Ipanema, mas para toda a região sul de Porto Alegre.
Assim também foi com a questão da segurança. A associação se uniu com os bairros vizinhos e foram à Brigada Militar pedir ajuda. Reuniram empresários e conseguiram construir um abrigo para a viatura da BM bem no centro da Orla de Ipanema, em frente ao bar Radical, doaram uniformes e capacetes para os policiais ciclistas, a chamada “bike patrulha”, angariaram recursos e materiais de construção para reformar o Posto da Brigada em Ipanema, localizado na Rua Déa Coufal, e até verba para custear consertos em viaturas da Brigada foi levantada pela associação, sempre no intuito de auxiliar a BM e agradecer pelo apoio recebido. Os associados dizem que essas coisas são papel do estado, mas, segundo eles, se o estado não faz, alguém tem que fazer e, neste caso, melhor do que ficar em casa reclamando é ir à luta. De fato, a sensação de fazer algo pelo local onde se vive é muito gratificante e, em um dos materiais de divulgação da associação, lê-se a frase “as coisas estão estamos mudando”, em uma alusão ao orgulho que os moradores têm de contribuírem ativamente com a comunidade.

De olho na segurança

A associação ganhou visibilidade por ter enfrentado os abusos e excessos praticados na orla, mas o assunto na verdade não é este, é segurança, e não só para Ipanema, mas para todos os bairros vizinhos. O que ocorre é que as noites de algazarra eram produzidas por um público que atraía comércio ilegal de bebidas, drogas, prostituição, etc. A bagunça em si era “o menor dos problemas”. Este público que frequentava as “festas” na orla, ao atrair toda sorte de atos ilegais, acabava por aumentar a criminalidade na região, a depredação do patrimônio público e também do privado, assaltos, roubo de veículos, tráfico de drogas, urina e fezes nas portas das casas, tudo girando em torno das noitadas de Ipanema, começando com a festa por lá e espalhando a criminalidade e a desordem no local e bairros vizinhos. Tudo isso foi bastante diminuído ao longo dos dois últimos anos e esta é uma das áreas de maior preocupação dos associados: segurança. A associação produziu e distribuiu o Manual da Vizinhança Segura, que, através de dicas simples, busca a redução de riscos e a formação de uma grande rede resiliente de proteção social.  Se você quer uma cópia deste Manual, clique aqui.


O futuro

Para o futuro, a associação seguirá na luta pela construção e instalação de uma UPA na região sul. Continuaremos pressionando a PMPA pela duplicação da Av. Coronel Marcos e da Av. Tramandaí. Mas a segurança é sempre uma das principais preocupações dos moradores, logo, também da associação. Infelizmente, após dois anos de muita luta e a conquista de dias e noites mais calmas e seguras para Ipanema, com um grande apoio da Brigada Militar, o novo comando do 1º BPM decidiu alterar as políticas de policiamento comunitário. A associação vê com preocupação o aumento significativo da violência e da criminalidade no bairro, bem como os abusos e excessos que são cometidos nas madrugadas da Orla a cada final de semana. Segundo os associados, é nítida a diferença entre o policiamento que estava sendo desenvolvido e a nova postura da BM, que, segundo se ouve nos corredores do poder executivo, agora está focada em obter “visibilidade”, colocando mais policiais no centro, onde tem mais gente para vê-los. Entretanto, a associação não vai baixar a guarda. Segurança é como “enxugar gelo”, não só pelas questões conjunturais do país, mas porque a disposição do ente público em ajudar sofre ações políticas e, como tal, está sempre mudando ao sabor do vento. Não importa o que houver, a Associação continuará lutando pelo direito constitucional a segurança. Mas essa luta carece de mais e mais soldados, motivo pelo qual a associação convida os moradores de Ipanema e bairros vizinhos, especialmente os que percebem a importância do trabalho que vêm sendo desenvolvido, a associarem-se. Mesmo quem não pode ou não quer participar mais ativamente, saiba que estar associado fortalece a associação, que ganha mais respaldo a cada vez que se pronuncia em nome da comunidade.
Outra questão relevante diz respeito ao uso da orla. A associação seguirá defendendo o uso público da orla e já vem batalhando para evitar manobras políticas que levem à privatização do espaço público. Projetos voltados à preservação do meio ambiente, mobilidade urbana, acessibilidade e inclusão social na orla de Ipanema, pavimentação, limpeza urbana, qualificação dos espaços públicos estão na pauta. Estes são alguns dos projetos e ideias para 2015. Mesmo diante das dificuldades impostas pelo delicado momento político e econômico que o país atravessa, “o certo é que braços cruzados é algo que essa associação jamais terá”, ressalta Waneza Vieira, presidente da associação.
A Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido é feita e conduzida por moradores de Ipanema, trabalhadores, pessoas que dedicam grande parte do seu tempo a cuidar do nosso bairro, sempre buscando defender os interesses da comunidade através de propostas positivas e inovadoras. Se você ainda não conhece, curta a página da associação: www.facebook.com/ipanemaeumoroeucuido. Fique por dentro das reuniões, participe sempre que puder e, acima de tudo, associe-se e ajude a associação a melhorar cada vez mais o nosso bairro. Até porque, o melhor de ver o bairro progredindo é fazer parte das melhorias do bairro. O slogan da associação é “quem ama, cuida” e, convenhamos, é preciso mesmo amar e cuidar muito deste recanto de natureza e paz chamado Ipanema.

Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido


Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!