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Evento relembra linha de trem da Zona Sul

Autor do livro "A Ferrovia do Riacho" e moradores trocam conhecimento sobre estrada de ferro que funcionou até 1936

Divulgação
No dia 29 de março, no Centro Cultural Zona Sul (Rua Landel de Moura, 430), o arquiteto André Huyer fez uma apresentação sobre o livro "A Ferrovia do Riacho: do sanitarismo à modernização de Porto Alegre", (lançado em 2012), durante a tarde de convívio promovida pelo CCD – Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda e Vilas Conceição e Assunção. Além do bate-papo com o autor do livro que trata da única ferrovia municipal do Brasil (que transportou passageiros até 1936), foram expostas fotos antigas do sistema ferroviário de Porto Alegre.


                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Exposições de fotos antigas relembraram antigas ferrovias da capital gaúcha

O evento marcou o encerramento da coleta de assinaturas de um documento que solicita o retorno da locomotiva de um dos trens da Ferrovia do Riacho (linha férrea cujo trajeto ligava o Centro à Pedra Redonda, passando pela Tristeza), que atendeu a Zona Sul de Porto Alegre de 1900 a 1936, fomentando o desenvolvimento da região. A locomotiva “Porto Alegre”, de 65 cavalos, importada da Alemanha, é a única remanescente, mas está, atualmente, abandonada e em degradação na cidade de Carlos Barbosa. O abaixo-assinado, que deverá ser entregue ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional) reforça pedido da comunidade de recuperar a locomotiva que faz parte da história da região e, posteriormente, criar um espaço para recebê-la na Praça Comendador Souza Gomes.

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Comunidade participou do evento que relembrou a Ferrovia do Riacho

Em 2012, o Fórum da Região de Planejamento 6 e entidades da Zona Sul já haviam solicitado o retorno à Promotoria e à Prefeitura de Carlos Barbosa. Desde então, está sendo pleiteado que a Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre) inclua no projeto de reforma da Praça Souza Gomes, junto à Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação), a solicitação de transporte da locomotiva.


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