Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Câmara nos Bairros confere problemas da Ponta Grossa


Problemas da Ponta Grossa, como alagamentos, e solicitações como conservação e limpeza de valões e regularização fundiária foram destacados pela comunidade durante a edição do Câmara nos Bairros realizada no bairro em 4 de maio. Além de representantes da Câmara Municipal - Mauro Zacher, presidente do Legislativo municipal; Tarciso Flecha Negra; Sofia Cavedon e José Freitas (PRB) -, participaram do encontro lideranças comunitárias e representantes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).  O primeiro resultado prático da ação aconteceu no mesmo dia, com o presidente da Câmara informando que convocará uma audiência pública (em data ainda não definida) para chamar os setores do município envolvidos. Para Zacher, a melhor saída é reunir o Executivo por meio de suas secretarias e autarquias e a comunidade com a mediação da Câmara.  
O principal problema dos moradores são os alagamentos. O terreno baixo e plano na região, as ocupações irregulares e a falta de canalização de alguns arroios favorecem o transbordamento de água que inunda as ruas e entra nos pátios das casas em dias de chuva. Na Rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, antiga Rua 1, margeada por um córrego sem canalização, quando chove demais e a água transborda, fica difícil saber onde fica a rua e o córrego, trazendo insegurança aos moradores. Técnicos do DEP e o DMLU informaram que a limpeza é feita regularmente, e que o projeto de canalização e ampliação das laterais encontra-se em processo adiantado, finalizando a fase de estudos para então iniciar a execução das obras. Segundo eles, o crescimento de vegetação e o lixo lançado no córrego provocam os alagamentos. Outro problema semelhante que preocupa a comunidade é que a parada de ônibus existente na altura do número 900 na Estrada Retiro da Ponta Grossa fica em cima de um valão aberto para a passagem de um córrego e os passageiros correm o risco de cair na água, principalmente à noite.
Os moradores da Ponta Grossa também aguardam a construção de uma praça de 5 mil metros quadrados no Túnel Verde que contará com uma unidade de saúde para atender a população. Também no Túnel Verde uma área às margens do Salso que sofria de constantes alagamentos encontra-se em processo de regularização junto à Procuradoria-Geral do Município (PGM). Moradores afirmaram que os alagamentos que impediam a continuação do processo não ocorreram mais após a remoção de algumas casas num lote invadido. O vereador Mauro Zacher informou que a PGM será notificada para agilizar a regularização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!