Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Música gaúcha perde Galileu Arruda


Após 41 anos de carreira, a música gaúcha perdeu em abril o compositor e intérprete Galileu Arruda, que também se destacou na área publicitária. O músico porto-alegrense iniciou a carreira musical em 1971, quando conquistou o prêmio de Melhor Intérprete, com a música “Ítala”, no 1º Musi-Puc, que também revelou José Fogaça, Fernando Ribeiro e a dupla Kleiton & Kledir. Nos anos seguintes, além do destaque na área musical Galileu também obteve grande destaque como premiado produtor de jingles e campanhas para a televisão para grandes empresas do Rio Grande do Sul e de outros estados.  Os anos 1980 foram bem movimentados na carreira musical de Galileu. Participou do MPB Shell, da Rede Globo, no Rio de Janeiro, com a música “Magro de Gravata”; integrou o movimento Música Popular Gaúcha (MPG), com diversos outros artistas, que teve origem em show coletivo no Teatro João Caetano, em 1982, e culminou com turnês e o lançamento do disco “Música Popular Gaúcha”, em 1985; lançou o álbum “Pulsação”, em 1983 (que em 2010 foi remasterizado em CD); venceu o 7º Musicanto, em 1987, com a canção de sua autoria “Cuñataís”, interpretada por Fausto Michelin. Em 1991, a cantora Fafá de Belém inclui uma de suas músicas, “Mula Capenga”, no disco “Doces Palavras” e, posteriormente, em outros três álbuns.
                                                                                    Gustavo Cruz
Galileu Arruda (esquerda) e Mauro Kwitko dividem o palco

Nos anos seguintes, Galileu Arruda dedicou-se a desenvolver projetos bem sucedidos na área publicitária. Entre eles, três projetos associados à marca O Jornalecão. Por meio da Lunetta Cultural, juntamente com sua mulher, Luciana Engel, e em parceria com a GCS Editora, empresa responsável pela publicação de O Jornalecão, Galileu desenvolveu a criação, o projeto gráfico e a arte final do guia de produtos e serviços Procurei, Achei – Zona Sul, da tabela de horários de ônibus Olha a Hora e da Tabela da Copa do Mundo O Jornalecão, produtos desenvolvidos entre 2006 e 2010. Além disso, colaborou com outras ideias e projetos com O Jornalecão nos últimos 15 anos.
Nos últimos anos de vida, Galileu Arruda deu maior ênfase à carreira musical. Além de realizar shows, como os realizados em Porto Alegre, no Solar dos Câmara e na Teatro de Câmara Túlio Piva, lançou, em 2010, o CD “O Dia da Virada”, patrocinado pelo Fumproarte de Porto Alegre e editado pela Lunetta Cultural,  e, em 2011, também pela Lunetta, o álbum “Fechadão Feito um Lobo Olhando pra Lua”. O músico faleceu em 27 de abril, em Bagé, para onde havia se mudado recentemente.
No portal www.galileuarruda.com.br, além de saber mais sobre a história e a obra do artista e outros assuntos, é possível baixar músicas comprar três CDs de sua autoria, “Pulsação”, “O Dia da Virada” e “Fechadão Feito um Lobo Olhando pra Lua”, ou ainda baixar até quatro músicas de cada CD gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!