Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Escolinha de futebol prepara nova geração do Trevo de Ouro

Aproximadamente 40 meninos com idades entre 10 e 15 anos fazem parte do time Trevo de Ouro/Beco do Guará, do bairro Guarujá, e participam de escolinha de futebol que prepara a garotada não só para trilhar o caminho rumo ao futebol profissional, encaminhando os principais destaques para clubes e empresários, como também para formar cidadãos, homens de caráter, com personalidade. Além de receber treinamento com técnica e fundamentos do esporte e orientação, eles recebem aprendizagem que poderão utilizar durante toda a vida.
As aulas são realizadas por meio de trabalho voluntário, possibilitando que façam a escolhinha gratuitamente aos domingos pela manhã sob o comando de Rafael Rupertti, também morador do Guará e que foi jogador profissional integrando elencos de clubes do Brasil, como Vasco e Santa Cruz-PE, e de outros países (Alemanha, Portugal, México e Argentina). O professor, que agora joga apenas como amador, também participou do grupo vitorioso do time Trevo de Ouro que participou com sucesso em várias edições da Copa O Jornalecão Futsal entre 1996 e 2008, conquistando o título em 2007, o vice-campeonato em 2006 e o Troféu do Ranking da competição no biênio 2006-2007 (como a equipe que mais somou pontos no período), e agora treina a nova geração. A ideia surgiu há três anos, quando Rafael viu os garotos treinando sem incentivo no campo de futebol do Trevo de Ouro, que desde os anos 80 é utilizada para peladas no bairro. No local, entre centenas ou milhares de atletas que lá jogaram, estava Ronaldinho Gaúcho, antes de se tornar profissional. Além do sonho de ver alguns dos meninos seguirem os passos do campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o professor e a comunidade já visualizam outras conquistas da gurizada. "O morador vê a evolução no comportamento deles. Além de terem caráter, compromisso e respeito, são unidos. O esporte leva eles a estudar, se alimentar, ter bom comportamento, respeitar a opinião dos outros. Os pais e os vizinhos gostam do trabalho por que eles se comportam melhor. É muito gratificante quando eles vêm agradecer, isso me deixa muito feliz por eles", destaca Rafael.
                                                                                     Gustavo Cruz
O treinador e os meninos do Trevo de Ouro estão prontos para
novos desafios

Para melhorar as condições de treinamentos, com mais uniformes e bolas, e participar de mais partidas amistosas e torneios, a escolinha precisa de apoios e patrocínios de empresas e pessoas físicas (condução para jogos é uma das necessidades). Até o momento, os moradores do loteamento são os únicos apoiadores permanentes, mas alguns apoios esporádicos já aconteceram. Enquanto O Jornalecão acompanhava o treino da gurizada, o vizinho Willian presenteou a turma com uma bola nova, que se somou às poucas que eles já possuíam. O ideal seria contar com 20 bolas para fazer treinos específicos em duplas, explica Rafael Rupertti.
Além dos treinamentos físicos, para os quais o treinador exige dos garotos cuidados com a alimentação, reforçando que "o trabalho físico exige muito do corpo e a prioridade é cuidar da saúde", as preleções de Rafael incentivam os garotos a se esforçarem para melhorar e buscar seus sonhos: "Não importa o tamanho dos sonhos. Se vocês acham que podem, vocês podem. Não é fácil, mas tenho fé que vamos conseguir porque Deus está do nosso lado", diz aos pequenos atletas. Outro ensinamento importante é quanto à importância dos familiares, que são, geralmente, as pessoas que mais podemos contar. "A família da gente é a coisa mais importante que existe", lembra o treinador.
O projeto voluntário vem chamando a atenção de outras comunidades, entre elas a do vizinho bairro Serraria, mas ainda falta apoio para ampliá-lo. "Se tivermos outros voluntários e apoiadores, vamos expandir", garante Rafael. Contatos com o Trevo de Ouro/Beco do Guará podem ser feitos pelo telefone 8576-6138, com o treinador da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!