Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

DEP terá de fazer intervenção na rede de esgoto pluvial em área de alagamentos

Equipe que realizou desobstrução detectou problema 
junto a uma parede que está cedendo

Gustavo Cruz / O Jornalecão
Equipe do DEP realizou a desobstrução de rede
de esgoto pluvial, mas encontrou problema maior
Na manhã de 10 de fevereiro, uma equipe do DEP - Departamento de Esgotos Pluviais desobstruiu uma rede de esgoto pluvial da Rua Jacundá (no bairro Guarujá) que não está dando conta da vazão desde a ocupação tardia, há pouco mais de dois anos, de uma parte do Jardim das Oliveiras. A área até então não era habitada por ser um terreno baixo, onde havia uma espécie de lagoa de contenção das águas que escoavam de áreas mais altas do Guarujá. Desde então, os alagamentos são constantes para cerca de 60 famílias, pois 90% delas não contam com esgoto cloacal e pluvial e os dejetos estão entupindo redes que passam sob algumas casas da Rua Jacundá (leia mais em http://ojornalecao.blogspot.com.br/2015/01/moradores-do-guaruja-podem-ingressar-no.html).
Os funcionários do DEP realizaram hidrojateamento e conseguiram desobstruir a rede (assim como já haviam feito em outras oportunidades desde 2012), mas se depararam com um problema maior em uma das casas sob as quais as redes de esgoto pluvial passam na Rua Jacundá: uma parede está cedendo, podendo haver um ponto quebrado na rede. Será necessário programar uma sondagem para verificar as condições e o que será necessário fazer. Segundo o engenheiro Paulo Guilherme Barcellos, diretor da Divisão de Conservação do DEP, uma equipe do departamento poderá realizar o conserto se o ponto onde a rede estiver danificada se localizar fora da casa. Caso esteja sob a construção, poderá ser necessária uma licitação para contratação de uma empresa particular para resolver o problema. A data da sondagem será informada pelo órgão posteriormente.

Nota do editor: na tarde de 11 de fevereiro, horas após a publicação desta notícia, o Dmae realizou a sondagem e, posteriormente, abriu a rede pluvial que estava danificada e retirou dejetos como pedras, barras de ferro e garrafas PET que estavam obstruindo a passagem da água. Após, a equipe do departamento que atendeu à solicitação substituiu canos e concretou o ponto que apresentava o problema. A ação é o o primeiro passo para a solução dos alagamentos em parte do Jardim das Oliveiras e em algumas casas da Rua Jacundá.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!