Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

O adeus de Carlos Urbim

                                                                                                               Arquivo O Jornalecão


O jornalista e escritor Carlos Urbim faleceu prematuramente em 13 de fevereiro, aos 67 anos, deixando uma lacuna na literatura gaúcha e obrigando O Jornalecão a antecipar a homenagem que estava prevista para 2015, quando o quadro Há 20 em O Jornalecão relembraria a edição em que ele concedeu entrevista ao jornal. Em 1994, Urbim era um dos editores do jornal Zero Hora, para o qual produziu diversos cadernos, principalmente de cultura, mas também impulsionava sua carreira de escritor (entre suas obras de sucesso para o público infantil, está “Um Guri Daltônico”, de 1983). Nos anos seguintes, além de ampliar sua obra e o número de leitores, Carlos Urbim também recebeu diversas homenagens. Em 2009, foi patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma das principais honrarias para escritores gaúchos.

Há 20 anos em O Jornalecão

Em outubro de 1994, Carlos Urbim concedeu entrevista exclusiva para O Jornalecão. Com sua simpatia habitual, falou abertamente sobre diversos temas ao jornalista Gustavo Cruz da Silveira (editor do jornal), que na época era estudante e contou com a colaboração de seu colega de curso André Malinoski para marcar a entrevista. O entrevistado destacou aspectos importantes de sua carreira, da literatura e da comunicação, sem meias palavras. Confira a seguir algumas das respostas da entrevista com Carlos Urbim, publicada na edição de Outubro/1994 de O Jornalecão.

Tenho consciência que escrevo com sotaque gaúcho, usando as referências da nossa região.”

Um Guri Daltônico foi a minha estréia, uma estréia ótima, porque foi lançado na Feira do Livro de 1984, sendo um dos três mais vendidos, perdendo para o Mario Quintana, que era 1º e 2º lugar.”

Hoje, um dos grandes problemas de como ficou a coisa no Rio Grande do Sul é praticamente esta preponderância da RBS, que é tamanha, tão grande, tão poderosa que até inibe outras iniciativas de se abrir outros jornais em Porto Alegre.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!