Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Em 2015 somente casos ‘importados’, mas alerta contra a dengue continua

Além do risco de quem viaja para fora da cidade trazer a doença nas férias, 75% dos criadouros do mosquito estão em residências
  


Se, em 2014, os porto-alegrenses ficaram apreensivos com os primeiros casos de dengue autóctone (contraída dentro da cidade), desde o início deste ano foram confirmados dois casos de dengue “importada” por moradores que viajaram para outros locais. Mas o fato de nenhum morador ter adquirido a doença dentro dos limites municipais não diminui o alerta contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, pois no período de verão muitos moradores da capital gaúcha viajam e podem voltar contaminados, aumentando o risco de contágio em Porto Alegre. Além disso, o monitoramento inteligente da dengue realizado pela Prefeitura indica alta infestação do mosquito na semana epidemiológica entre os dias 1º e 7 de fevereiro – para conferir a presença do Aedes aegypti nos 22 bairros onde estão instaladas 714 armadilhas de monitoramento, acesse o mapa semanal em www.ondeestaoaedes.com.br.

População deve ajudar na prevenção à doença

Um fator que dificulta o combate à proliferação do mosquito da dengue é que, em Porto Alegre, cerca de 75% dos criadouros estão em imóveis residenciais (segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde – SMS), o que exige a participação efetiva dos moradores para eliminar os focos do mosquito vetor e prevenir surtos da dengue e da febre chikungunya (outro doença que é transmitida por mosquito e ‘chegou’ ao Brasil recentemente, em 2014). Uma forma de contribuir com as medidas de prevenção é verificar semanalmente se há criadouros em sua casa ou pátio (eliminando locais com água parada), pois o ciclo de vida do mosquito é de cerca de 7 a 10 dias da fase do ovo até a fase adulta. Assim, é possível evitar o nascimento de mais insetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!