Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

A Zona Rural voltou!

Câmara de Porto Alegre retorno da área agrícola 15 anos
após sua extinção oficial

                                                                                                                         Ederson Nunes / CMPA
Votação foi realizada na tarde de 14 de setembro

Extinta em 1999, sem nunca deixar de existir efetivamente (pois a produção agropecuária continuou a existir em Porto Alegre), a Zona Rural volta a fazer parte de Porto Alegre oficialmente, após a aprovação do projeto de lei que prevê o retorno da área agrícola e cria o Sistema de Gestão da Política de Desenvolvimento Rural, com a finalidade de implementar o Plano de Promoção Econômica, que objetiva dinamização da economia, melhoria da qualidade de vida e qualificação da cidadania. O projeto, votado no plenário da Câmara, teve aprovação unânime dos vereadores presentes, com 29 votos.  
Com a sua "reintrodução" no mapa da cidade, a nova Zona Rural passa a contar 8,28% do total da área do Município, na Zona Sul da cidade, a maior parte na região Extremo Sul. Porto Alegre, que conta com grande diversificação da produção primária, volta a ser, oficialmente, uma das capitais brasileiras detentoras de maiores áreas rurais (incluindo partes de bairros como Vila Nova, Campo Novo, Belém Velho, Chapéu do Sol, Lageado e Lami).
Antes de ser finalizado o estudo técnico, elaborado por um Grupo de Trabalho constituído pelo Executivo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), o retorno da Zona Rural projeto foi tema de debates durante anos. A proposta, demandada pelos produtores a fim de garantir a sustentabilidade, o resgate dos valores históricos, culturais, sociais, econômicos e ambientais dos porto-alegrenses, foi ganhando apoios de entidades e pessoas físicas durante o processo.
Com a mudança, será possível viabilizar licenciamentos ambientais, linhas de crédito para as diversas atividades de produção primária e, ainda, desenvolver atividades proibidas em áreas urbanas, além de a Política Nacional de Crédito Rural voltar a ser franqueada os produtores da capital, possibilitando ainda mais benefícios futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!