Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Planta do mês - Ipê (Tabebuia Avellanedas)

                                                                                                                          www.ipepasseio.com.br

Após as chuvas intensas que nos acompanharam em julho, o mês de agosto veio com muito sol e calor e, para nossa surpresa, a primavera chegou em pleno inverno. Nossos jardins e ruas ficaram mais floridos e perfumados antes do tempo. Enganadas pelo veranico de agosto, as flores desabrocharam e os pássaros começaram a gorjear mais, principalmente o sabiá, que nos acorda todas as madrugadas com seu canto feliz e apaixonado.
O calor acelerou o metabolismo das árvores. Os ipês começaram a colorir as ruas também antes do tempo, e até as frutíferas, como as laranjeiras e limoeiros, floresceram adiantadamente.
Os ipês desabrocharam e coloriram as ruas com suas cores arroxeadas e amarelas.
Aliás, a sabedoria popular indica muitas qualidades para esta planta. É anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica, sedativa, tônica e antimicrobiana. É usada em varizes, feridas, hemorroidas, reumatismo, artrite, doenças da pele, eczemas, cistites, bronquites, anemias e até câncer. Mas o mais surpreendente é o espetáculo que ela nos proporciona a cada início de primavera, despindo-se de todas as suas folhas e revelando suas cachopas de flores. Pena que o espetáculo seja curto, pois suas flores duram poucos dias. E nesta próxima primavera a maioria dos ipês já terá dado o seu espetáculo. Vamos apreciar com outros olhos as poucas árvores que ainda têm flores, porque só as veremos assim novamente na primavera do ano que vem. As flores dos ipês já estão acabando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!