Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Como é o nosso Brique de Ipanema

                                                                                                                                           Divulgação
Esquina da Avenida Guaíba com a Rua das Laranjeiras é um dos possíveis locais

Nosso projeto para a constituição do Brique de Ipanema – através de projeto de lei junto à Câmara Municipal de Porto Alegre, proposto pelo vereador Delegado Cleiton – segue os moldes dos tradicionais briques da capital gaúcha e de outras capitais pelo país afora. Em nossas reuniões, o projeto proposto foi sendo construído em conjunto com a comunidade, a partir das sugestões de cada interessado em se tornar expositor. Propomos que o nosso brique seja composto por quatro segmentos: Artes Visuais, Artesanato, Antiguidades e Alimentos Artesanais. Para cada segmento, os expositores deverão apresentar seus registros e licenças para trabalhar com o que se propõem – como a Carteira de Artesão, a inscrição como Micro Empreendedor Individual (MEI) ou licenças na Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo. A apresentação desses documentos acontecerá no momento da inscrição para a "triagem", uma espécie de seleção prévia que será promovida pela entidade cultural que representará o Brique de Ipanema: a Associação Gaúcha de Artes Integradas - AGAI, amparada pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio - SMIC. A AGAI já recepciona nossas reuniões e nos auxilia no processo de formação da comissão prévia para a constituição do Brique de Ipanema. Esta comissão será a responsável por administrar o nosso brique, a partir de sua formação por integrantes voluntários de cada um dos quatro segmentos.
Nosso primeiro endereço fixo será entre a Rua das Laranjeiras e a Avenida Jardim, próximo aos "pergolados" instalados na orla. Para a exposição mensal, propomos a locação de equipamentos padrão, semelhantes aos que são utilizados no Brique de Sábado – junto ao Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Será o único ônus para o expositor, já que a sua participação no brique é gratuita, realizada mediante assinatura contratual após o recebimento do regulamento, quando o expositor irá se comprometer a expor em cada edição do brique por um ano consecutivo – salvo as exceções previstas. Cada edição do Brique de Ipanema acontecerá sempre no primeiro domingo de cada mês, e é possível que a presença dos expositores, com as suas obras autorais (artesanatos, artes e alimentos artesanais) ou as antiguidades, e a dos convidados que também poderão participar contribua com melhorias no convívio entre moradores e frequentadores ocasionais no espaço público a que se destina.
No momento, estamos em nossa sétima reunião para a constituição do Brique de Ipanema, com o nosso regulamento concluído e em fase de cadastramento dos expositores interessados. Nossas reuniões têm acontecido alternadamente no bairro Tristeza, na sede da AGAI, ou no bairro Ipanema, no Travessia Crepe e Café, localizado na orla. Portanto, convidamos os moradores da Zona Sul (sejam eles das regiões Sul, Centro Sul e Extremo Sul) a participar de mais esta importante iniciativa cultural, cujo objetivo de comercializar no espaço público está relacionado à valorização das nossas expressões identitárias locais! Quem desejar maiores informações, poderá entrar em contato por email (marcia_ms@msn.com) ou por telefone: (51) 9143-2165.

7ª reunião marcada para 16 de setembro

Nesta quinta-feira (17 de setembro), às 19h, no Travessia Crepe e Café (Avenida Guaíba, 10810, esquina com Rua Leblon), será realizada a 7ª reunião para constituição do Brique de Ipanema, aberta ao público interessado.


 

  Marcia Morales Salis
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!