Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Corredor de ônibus será utilizado apenas em alguns horários, de segunda a sexta-feira

Divulgação/PMPA
Corredor de ônibus será utilizado apenas em
 alguns horários, de segunda a sexta-feira
Com 4,5 quilômetros de extensão, deve entrar em operação em novembro, em data a ser definida, o primeiro corredor exclusivo para ônibus na Zona Sul de Porto Alegre. Anunciada no dia 22 de setembro, a novidade já pode ser vista em alguns trechos: uma linha azul separa a faixa da direita, que será de uso exclusivo para o transporte coletivo em alguns horários, das outras duas pistas. O objetivo é dar mais velocidade à operação, reduzindo os intervalos, atrasos e tempo de deslocamento dos usuários do transporte coletivo.
O novo corredor é diferente de outros existentes na cidade, pois, além de ter horários definidos de uso, também possibilita o estacionamento de veículos das 9h às 16h para não prejudicar o comércio local. Além disso, sinalização vertical indica o uso exclusivo e placas alertam sobre os horários de uso exclusivo para ônibus e ruas onde a conversão é proibida. São 33 paradas no trecho (28 reposicionadas).
A faixa exclusiva objetiva diminuir o tempo de viagem dos ônibus que trafegam nas avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis - entre a avenida Eduardo Prado e a Rua Costa Lima -, das 6h às 9h e das 16h às 20h. No entanto, aumentará o tempo de deslocamento de outros veículos, que passarão a contar com apenas duas pistas no horário de pico. Também é importante ficar atento às conversões para as ruas transversais, proibida em vários locais.
Os motoristas devem ficar atentos às infrações. Será aplicada multa de R$ 53,20 (mais três pontos na carteira) para condutores não autorizados que estiverem dirigindo veículos na faixa de ônibus nos horários exclusivos para o transporte coletivo. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promete divulgar as regras por meio de panfletos antes do início da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!