Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Editorial - Edição 217 - Outubro 2013

O Jornalecão, o jornal onde a Zona Sul se vê 

Ilustrado por Pico Artes Visuais

A edição de número 217 de O Jornalecão traz muitas novidades para o nosso leitor. Vamos falar delas adiante, mas antes seria interessante lembrar como tudo começou, em 1987, quando dois meninos de 11 anos de idade decidiram se unir para fazer um jornal. A ideia era usá-lo para conseguir dinheiro para investir em um campinho de futebol que as crianças da rua fizeram em um terreno do bairro Guarujá. Apesar desse campinho não ter se tornado, definitivamente, uma área de lazer como o iniciativa do jornal pretendia, os resultados foram muito melhores do que o esperado, pois, além dos meninos aprenderem a fazer um jornal, eles tiveram também que se organizar para viabilizá-lo e mantê-lo. Mesmo quando um dos meninos, Cristian Stein Borges, resolveu seguiu pelo caminho da Medicina, o outro menino, Gustavo Cruz da Silveira, persistiu pelo caminho da comunicação e formou-se em Jornalismo, para levar definitivamente a sério o que começou quase de brincadeira. E deu tão certo que, hoje, O Jornalecão é um dos jornais de bairro mais antigos de Porto Alegre, tornando-se referência de mídia livre pelos seus mais de 26 anos de serviços prestados à comunidade da Zona Sul.
Mas se já é difícil ter que fazer um jornal, fazer um jornal de bairro traz ainda mais desafios. Além da questão prática de ter que fazer absolutamente tudo - reportagens, fotos, matérias, vendas, anúncios, cobranças, distribuição, etc. -, trabalhar em um jornal de bairro significa que os interesses privilegiados devem ser os interesses da comunidade, e não pura e simplesmente os interesses econômicos que geralmente guiam qualquer atividade profissional. Por estar trabalhando com os próprios vizinhos, pessoas que você encontra e cumprimenta no dia a dia, o jornal de bairro tem que tratar seu leitor e seu anunciante de forma sempre honesta, do contrário não sobrevive por muito tempo. Um verdadeiro jornal de bairro tem que ser microfone e alto-falante de sua comunidade. Portanto, O Jornalecão, pretende seguir com sua missão de porta-voz dos moradores dos bairros da Zona Sul da cidade, orgulhoso de seu papel na preservação da história e da memória de nossa região, mas também esticando os olhos para o futuro.
A partir desta edição, em parceria com a empresa Pico Artes Visuais, O Jornalecão apresenta novidades no seu projeto gráfico, com o objetivo de oferecer uma leitura mais clara e agradável para seu leitor. A novidade já começa pela revitalização da logomarca, partindo das mesmas formas geométricas que o saudoso publicitário Wilmar Engel usou, há 15 anos atrás, para eternizar o pôr do sol no Guaíba na capa do jornal. Também resgatamos o slogan “o jornal do nosso bairro”, criado há quase 20 anos pelo arquiteto Martin Süffert, que colaborou com charges para O Jornalecão na década de 90. Também criamos novos espaços, como a seção de passatempos, com quadrinhos, palavras cruzadas e horóscopo feitos exclusivamente para o leitor de O Jornalecão. Além disso, aumentamos o número de páginas, aumentando, assim, o espaço para reportagens especiais e permitindo maior interação com nossos parceiros através da Voz do Leitor e o Por que anuncio em O Jornalecão. Todo conteúdo gerado é totalmente feito por empresas e profissionais da Zona Sul, o que valoriza ainda mais o trabalho feito por aqui.
É com orgulho que podemos olhar para trás com a mesma alegria com que vislumbramos o futuro. Entre nossos planos, pretendemos continuar contando e fazendo a história da Zona Sul com o mesmo empenho que nos trouxe até aqui, mas cientes de que nossa trajetória, juntamente  com nossos leitores, apoiadores e anunciantes, nos dá sustento e motivação para alcançar ainda mais. Continuamos contando com você para crescer junto com a Zona Sul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!