Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Extensão do transporte hidroviário em debate na Zona Sul

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Representantes de órgãos competentes explicaram detalhes sobre projeto

Em meio ao impasse no transporte hidroviário na estação do bairro Cristal, uma reunião pública realizada no Clube do Professor Gaúcho, em 18 de dezembro, teve como tema a apresentação à comunidade e o detalhamento do projeto de ampliação do catamarã para a Zona Sul de Porto Alegre, com a criação de mais estações de embarque e desembarque de passageiros, um deles em Ipanema, no Espírito Santo ou no Guarujá. O encontro foi coordenado pelo vereador Professor Garcia, presidente da Câmara Municipal – que também contou a participação de outros dois vereadores, Delegado Cleiton e João Carlos Nedel. Além de dezenas de moradores de bairros da Zona Sul e representantes de entidades locais, a reunião contou com a presença de representantes de Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Infraestrutura e Logística de Portos e Hidrovias (SPH), Marinha do Brasil, Agência de Regulação do Estado (Agergs), além da Catsul, empresa que atualmente opera o transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba.
As manifestações demonstraram aos moradores da região que ainda há muitas etapas a serem cumpridas para que o catamarã transporte passageiros na Zona Sul. Para exemplificar, o tenente Dalbon, da Capitania dos Portos, explicou que a segurança na navegação é uma das exigências da Marinha, por isso, são necessários pareceres técnicos e estudos. Assim, a posterior análise de projeto pode demorar. Segundo ele, alguns projetos podem ficar, aproximadamente, 180 dias no Instituto de Hidrografia.
No entanto, há outras questões a serem vencidas antes de os passageiros poderem embarcar em estações na Zona Sul de Porto Alegre rumo ao Centro ou voltar para casa pelo Guaíba. Além do acerto entre os diversos órgãos competentes, a comunidade ainda deve ser ouvida sobre a localização do equipamento. Representantes de entidades de Ipanema valorizaram a construção de um píer na região e alguns opinaram que dificuldades poderiam ser verificadas com a construção no bairro Ipanema (que recebe grande movimentação de pessoas e enfrenta problemas de mobilidade), sugerindo então a sua construção no Guarujá. Associações dos bairros Guarujá e Serraria apoiaram a proposta, considerando-a benéfica para o desenvolvimento da região, pois a sua instalação exigiria qualificação na infraestrutura na região. A única manifestação contrária foi de uma moradora do bairro Guarujá que solicitou, entre outras questões, que a comunidade do bairro seja ouvida, pois a maioria dos presentes ao encontro era de Ipanema. O vice-prefeito Sebastião Melo garantiu que este é apenas um encontro entre os que deverão tratar do tema e que “a Prefeitura não vai colocar catamarã sem ampla discussão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!