Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Manifestação chama atenção para loteamento irregular na Zona Sul

Os loteamentos irregulares estão em todas as grandes cidades brasileiras e, em Porto Alegre, a Zona Sul é a região com maior número de áreas não legalizadas junto ao Poder Público. De um lado, o Município não conta com recursos para urbanizar e legalizar todas as áreas e, de outros, milhares de famílias têm dificuldades de atender todas as exigências para receber a escritura, mesmo quando compraram a área ou a Justiça já se manifestou a seu favor. Os problemas são variados e, muitas vezes, levam a quem loteou a área irregularmente, sem cumprir a exigência de urbanizar a área e/ou regularizar os lotes.
No dia 8 de dezembro, o Fórum das Ocupações Urbanas da Região Metropolitana realizou uma manifestação contra a reintegração de posse que estava para ser executada no loteamento Morada dos Ventos, no bairro Hípica. O bloqueio engarrafou o trânsito na área central, chamando mais uma vez a atenção para o problema que é realidade na região há décadas.
No caso do loteamento Morada dos Ventos, a proprietária da área conseguiu na Justiça uma liminar para reintegração de posse, que foi suspensa por tempo indeterminado horas após o protesto. Há cerca de seis meses, dezenas famílias que fazem parte da Cooperativa Morada dos Ventos vivem na Rua Marcírio da Silva Barbosa. A cooperativa cobra mensalidades, loteou a área, entregou-a loteada aos moradores, que passaram a construir no local (a maioria casas de madeira) e, se dispõem, posteriormente, a pagar pelos terrenos. Enquanto segue o impasse, à espera da próxima decisão judicial, mais pessoas “adquirem” os lotes restantes e constroem mais casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!