Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Zona Sul: a cultura pede passagem

                                                                                                                                         Claudia Ilha
Parte da obra de Bart André Machado no Arte e Artistas na Orla, 
realizado em Ipanema dia 16 de março

A orla de Ipanema não é mais a mesma. Desde o início deste ano, o morador ou o visitante que passeia pela Zona Sul de Porto Alegre e vem para o bairro Ipanema apropriou-se da orla. Além das caminhadas pelo calçadão ou dos esportes e passeios pela água, do chimarrão ou do chopinho ao final da tarde, das fotografias do pôr do sol ou das esculturas, a orla oferece eventos significativos promovidos por associações ou empresas comprometidas com o esporte, o lazer, a ecologia, a gastronomia, a cultura e o turismo. Eventos que começaram tímidos no ano passado agora tomam corpo e prometem continuar.
Novos eventos, comércio na rua ou em frente ao restaurante, música, academias, escolas, associações comunitárias, todos na orla! O que era para ser uma ação cultural realizada em março passado (ou grupo que recebeu a apresentação de um curta-metragem, de uma peça de teatro de rua ou grafiteiros gaúchos), recentemente, surge como uma nova associação que tem na promoção social e criativa da cultura um de seus principais fundamentos. Apresenta-se como mais uma alternativa de trabalho pela área cultural junto à comunidade da Zona Sul de Porto Alegre e se organiza a partir das possibilidades de seus integrantes e das oportunidades que surgem com a aproximação de entidades e de empresários locais, com os programas de fomento às manifestações artísticas e as leis de incentivo.
Junto à nova Associação Cultural Arte e Artistas na Orla e aos artistas e artesãos que acompanham e auxiliam a realização de mais um evento que acontecerá no dia 21 de dezembro em meio à natureza do Trapiche de Ipanema - ainda sem a participação em editais e sem patrocínio, mas com o apoio dos moradores, da imprensa local, do legislativo e dos governos e secretarias municipais e estaduais –, são as entidades que compõem o Centro Cultural Zona Sul ou a Associação dos Amigos do Museu das Águas que pedem passagem, continuidade.


Marcia Morales Salis 
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!